Gamo

(Dama Dama)

Portugal – Caça ao Gamo

  • Ordem: Artiodactilos
  • Família: Cervídeos
  • Género: Dama
  • Espécie: Dama dama (Linnaeus,1758)
  • Peso médio: Machos entre 52 e 63 Kg, femeas entre 28 e 41 kg..

BIOLOGIA DA ESPÉCIE

É um animal mais pequeno que o veado e de cabeça mais curta, com focinho fino e de corpo compacto; o seu comprimento total varia de 1,30 a 1,50m.

A pelagem sofre duas mudanças anuais: a pelagem de Verão. mantém-se aproximadamente durante 4 a 5 meses, desde meados de Abril até meados de Setembro, altura em que o animal adquire a pelagem de Inverno que se mantém durante o resto do ano.

Com a pelagem de Verão, o animal apresenta uma coloração geral castanha clara um pouco arruivada, com manchas brancas espalhadas pelo dorso e a parte inferior do corpo clara. No Inverno, as manchas desaparecem totalmente e o tom em geral é de um castanho escuro Um pouco acinzentado; as restantes partes do corpo conservam as mesmas cores, com uma tonalidade mais escura. A cauda, relativamente comprida (cerca de 15 cm), é branca com uma risca central negra na face exterior; o escudo anal é também de cor branca sendo ladeado por duas faixas negras.

O macho distingue-se da fêmea por apresentar durante a maior parte do ano urna armação; esta é constituída no animal adulto por duas hastes espalmadas, arredondadas na base. Na parte superior da área espalmada desenvolvem-se várias pontas. Aos 7 anos, tal como no Veado, a cabeça atinge a sua forma característica. O gamo prefere zonas com abundante arvoredo e matagal, com áreas de pasto. A alimentação é muito semelhante à do veado, variando essencialmente com o habitat.

O cio começa no princípio do Outono e tem uma duração aproximada de um mês. Durante essa fase, os machos formam haréns (grupos de fêmeas) de composição semelhante aos dos veados. Para a constituição destes grupos, o macho delimita previamente a área em que se estabelecerá com as fêmeas, impregnando com o seu cheiro árvores e arbustos. Também nestes cervídeos são vulgares os combates entre os machos mas não apresentam a violência dos combates entre veados. A brama – grito de desafio do macho – é bastante menos forte do que a do veado e mais curta e intermitente; na fase mais intensa do cio o gamo ronca durante todas as horas do dia.

Fora da época do cio, machos e fêmeas separam-se, permanecendo os jovens até um ano de idade com as mães.A queda das hastes que, tal como nos outros cervídeos, se verifica todos os anos, dá se em Março-Abril e o crescimento de novas hastes começa imediatamente.

Os nascimentos iniciam-se em Maio e as fêmeas parem uma cria, raramente duas. Com o fim do Verão começa um novo ciclo biológico.